E-familynet.com Ticker

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

TEMPERATURA BASAL - ALGUMAS EXPLICAÇÕES

Bom, primeiro vou explicar por que esse negócio funciona. É assim:
A partir do 1o. dia do ciclo (1o. dia de menstruação), a temperatura do corpo é normalmente mais baixa, porque a gente produz mais estrogênio e pouca progesterona. Por exemplo, 36,3 graus Celsius. É que o estrogênio faz a temperatura do corpo se manter um pouco mais baixa.
Se você medir todos os dias, vai reparar que ela se mantém quase sempre igual. Isso até o dia da ovulação. No dia da ovulação aumenta a produção de progesterona no nosso corpo e esse hormônio faz a nossa temperatura subir.
A partir desse dia ela fica alta até o dia da próxima menstruação. Então, por exemplo, ela vai ficar perto de 36,8 graus Celsius. O valor varia de mulher pra mulher, mas depois de medir alguns meses você já consegue saber qual é o seu valor.
Sabendo de tudo isso, o que eu faço?
1. Compro um termômetro digital. Se tiver um com várias casas decimais, melhor ainda.
2. Todos os dias, antes de levantar da cama, pego o termômetro e meço a temperatura, preferencialmente via vaginal ou oral. Aí anoto num caderninho (ou coloco no site fertilityfriend). O ideal é medir sempre no mesmo horário.
3. Quando a temperatura subir, significa que eu ovulei no dia anterior e não adianta mais tentar nesse mês. Mas aí eu anoto, por exemplo, que ovulei no 14o. dia do ciclo.
4. No mês seguinte, sabendo que ovulei no 14o. dia do ciclo, vou começar as minhas tentativas no 11o. dia do ciclo. E continuo as tentativas até minha temperatura subir de novo.

O período de tempo entre a ovulação e a menstruação é chamado de fase lútea. E essa fase dura de 10 a 16 dias para a graaaande maioria das mulheres. Mas em média fica perto de 14dias.
Em geral, cada mulher tem uma fase lútea de um tamanho X que não varia muito mês a mês. Se você continuar medindo a temperatura todo mês, vai descobrir qual é o tamanho da sua.
Eu particularmente amo medir a temperatura, eu acho que vc começa conhecer o seu corpo, e assim ajuda muito desta batalha contra infertilidade.
Qualquer dúvida, podem perguntar!

11 comentários:

  1. Diiiii....tenho sentido falta dos seus posts....ta meio desanimada tb??.... entao...eu to sem animo de postar....nunca acho que as pessoas vao gostar do que eu escrevo..... mas entro no blog pra ver as novas umas 200 x por dia....rsrsrs....

    essa materia de temperatura basal é mto legal viu.... mta esclarecedora.... mas como eu tenho receio de nao ser tao disciplinada, resolvi investir nos testes de ovulaçao, que por sinal, nao chegaram ate hj....affe....
    se nao vier e nao der certo este mes....vou comprar outro....rsrsrs


    bjaum e nao some nao

    ResponderExcluir
  2. AMIGA AMEI SUA EXPLICAÇÃO SOBRE TB FOI A MAIS CLARA E SIMPLES QUE JÁ VI.ESTOU TE SEGUINDO SE PUDER DE UMA OLHADINHA NO MEU BLOG E SEJA BEM VINDA!!!!Fiz um msn específico para as tentantes,quem desejar compartilhar alegrias,tristezas e muitas dúvidas estarei de coração aberto para muitas conversas.
    AGUARDO VOCÊS NO MEU MSN VIVIANSONHODESERMAE@HOTMAIL.COM. BJINHUS

    ResponderExcluir
  3. Vou começar a medir justamente para conhecer meu corpo e estava com dúvidas. valeu pela dica!
    Um bj.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, tem sorteio no blog para todas as tentantes.
    Participa lá vai?
    Bjs nossos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dinha! Obrigada pela visita....também estou te seguindo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ei, vi seu comentário lá na Morgana, to te seguindo! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que interessante!
    Acho que vou ter que começar a usar isso mesmo!
    Obrigada pelas dicas!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. estou desesperada!!! Não consigo engravidar e j+a nada a tentar há 2 anos!!! à minha volta tudo fica grávido e eu nada... sei que é mau dizer isto, mas quando sei que alguma amiga minha fica grávida sinto.me tão mal, só choro e fico triste com a minha situação e incapacidade de engravidar. só me apetece desaparecer... o pior é que não consigo falar com ninguém porque penso que ninguém
    compreende a minha dor, tristeza e desespero. só faço é chorar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola... eu ainda não sou mãe, estou nas tentativas, não tomo pílula há 3 meses. Você já procurou um médico? Pode ser uma coisa simples, como anovulação, que pode ser tratado facilmente com a toma de remedio, pelo que andei a ler aqui na net, há pessoas que engravidaram com apenas um mês de tratamento...

      Excluir
    2. Gostei muito do post, pois tenho andado a ler muita coisa sobre a temperatura basal... comecei a medir apenas já se tinham passado 12 dias do meu ciclo e sei que só podemos tirar conclusões após alguns ciclos... como tomava a pílula, tenho tentado perceber quando voltarei a ovular e por isso comecei a medir. Minha temperatura tem variado muito e nunca chegou aos 37º, como dizem em muitos sites. No entanto, fiquei contente ao ler este, que referencia os 36.8º de máxima, já que cheguei aos 36.9º um dia depois de ter muito muco clara de ovo... no entanto, depois baixou para os 36.6º, o que me desanimou um pouco, pois posso não ter ovulado... :( Enfim! Vou medir mais uns ciclos para ter a certeza, se passar de 6 meses e nada de temperatura alta, procurarei ajuda médica. :)

      Excluir
    3. oi...sei como vc se sente....é horrivel mesmo, quando anguem engravida ficamos com inveja e muitas vezes ate raiva.... todos falam pra gente relaxar e desencanar...mas ninguem entende a necessidade que temos de sermos mamaes.... fico tentando me autcnvencer que tudo dará ceerto e no momento certo papai do ceu vai mandar o meu anjinho..... fica bem querida....vou orar por vc tambem!!!!!

      Excluir